Porto de transatlânticos em Balneário Camboriú

12 de abril de 2016

Balneário Camboriú dá primeiro passo para ter porto de transatlânticos

O projeto do BC Port, que inclui um píer para transatlânticos, shopping e hotel na Barra Sul, em Balneário Camboriú, foi aceito pelo Conselho da Cidade. A proposta recebeu o “não se opõe” dos conselheiros, o primeiro passo para a efetivação.
O próximo passo será a apresentação de estudos de impacto de vizinhança e mobilidade, além da análise dos órgãos ambientais. Então o projeto passará por uma nova avaliação do Conselho.

A proposta do Ports Developed by Shiphandlers (PDBS), empresa idealizadora do BC Port, é de um porto turístico completo. A ideia é captar cruzeiros marítimos da cobiçada rota entre o Brasil e o extremo Sul da Argentina – que os operadores chamam “da floresta tropical ao fim do mundo”.

O roteiro preliminar parte de Balneário Camboriú, passa por Punta del Este, no Uruguai, e navega pelo Mar da Patagônia (Argentina) com escala em Porto Madryn, lar dos pinguins imperadores. A rota segue ao Sul com avistamento de baleias até o extremo geográfico do planeta, na exótica Ushuaia – “a terra do fim do mundo”, com seus glaciares, icebergs, focas e pinguins.
No retorno, os passageiros poderão optar por escala nas históricas Ilhas Falkland (Ilhas Malvinas) até Buenos Aires. O roteiro é cobiçado pelos turistas europeus e pode ser o “pulo do gato” para tornar o projeto economicamente viável.

Para a instalação do porto turístico serão necessários estudos de batimetria (fundo) e de comportamento das correntezas marítimas na Praia Central de Balneário Camboriú.

Fonte: Jornal de Santa Catarina